Clínica Médica Dr. Jarbas Accioly
CRM n° 2491 PR
Responsável Técnico: Dr. Jarbas Accioly R. da Costa
CRM n° 7458 PR
Acupuntura - Clínica Médica
Consultório: Rua Capitão Souza Franco, n° 881 cj. 31
Curitiba/PR - CEP: 80.730-420
Tel.: (41) 3335 0984
Fax: (41) 3339 2681
Acupuntura estimula memória
Trabalho desenvolvido pelos estudantes Fernando Kawano e Márcio Makoto Nishida, do quinto ano de medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostra que ratos submetidos à aplicação de Acupuntura nos pontos E-36 (Zusanli) e BP-6 (Sanyinjiao), tiveram a memória potencializada, mesmo depois de submetidos a estresse por choque e imobilização.

"A Acupuntura foi eficaz em avaliações realizadas logo após a experiência e até uma semana depois", comenta a professora do Setor de Medicina Chinesa da disciplina de Ortopedia e Traumatologia da universidade, Ângela Tabosa, que foi orientadora da pesquisa. O estudo, analisou os índices de fugas bem-sucedidas dos animais. Eles foram confinados num local fechado e passaram por um processo para aprender como fugir.

Os pesquisadores separaram os ratos em dois grupos. O primeiro foi submetido a estresse na caixa de esquiva – compartimento composto por dois recintos distintos, no qual, em um deles, uma corrente elétrica de baixa intensidade era acionada em intervalos fixos. Os ratos do segundo grupo, considerado controle, não foram expostos aos estímulos elétricos. Eles permaneceram no mesmo compartimento por uma hora para se familiarizarem com o ambiente.

A segunda parte do experimento envolveu o aprendizado da fuga. Todos os animais avaliados, inclusive os do grupo controle, foram colocados na caixa de esquiva. Eles ficaram num compartimento com uma porta de intercomunicação para possibilitar que fugissem do choque. A abertura da porta ocorria sempre que uma luz fosse acesa, como uma espécie de alerta.

PROTOCOLO

Antes dessa fase, entretanto, os ratos do primeiro grupo foram divididos em quatro subgrupos, sendo que cada um deles recebeu choque; choque e imobilização; choque, imobilização e acupuntura; e choque, imobilização e acupuntura em pontos falsos, respectivamente. Todos os animais foram avaliados após os estímulos nocivos nos intervalos de uma hora, 48 horas e uma semana, para verificar a memorização do aprendizado.

Os ratos que receberam Acupuntura nos pontos relacionados à memória logo após os estímulos estressantes conseguiram fugir em 80% dos 30 testes realizados. Esse desempenho se aproxima ao do grupo controle, que teve 77% de fugas bem-sucedidas. Entre os que não receberam acupuntura após o estresse, o maior índice de sucesso foi de 62%.
A próxima etapa do trabalho será analisar os efeitos das agulhas na memória e no aprendizado de seres humanos. Está em andamento a criação de um protocolo de pesquisa, que será realizada com essa finalidade.

Fonte: UNIFESP



< Anterior Voltar Próximo >
Clínica Médica Dr. Jarbas Accioly - CRM n° 2491 PR. Responsável Técnico: Dr. Jarbas Accioly R. da Costa - CRM n° 7458 PR.
1984-2017. Todos os direitos reservados.